14/07/2010

Um delicioso Caldo Verde!

Adoro sopinhas e, como toda boa família portuguesa, gosto muito de caldo verde.

Minha mãe cozinha super bem e faz um caldo verde muito gostoso! Sendo assim, resolvi pegar a receita com ela e testar.

O receio era não conseguir fazer e sair tudo errado. Mas pelo contrário, ficou muito bom! Aprovado!

Para deixar a mesa mais bonita, resolvi arrumá-la. Algo simples, mas especial. Então, peguei um jogo americano de tecido verde que tenho. Ainda não tinha usado e achei que seria uma boa hora! Separei duas tijelas: uma verde para maridão e branquinha para mim.

(Do maridão)

(Meu)

Para colocar o caldo, utilizei uma porcelana branca que ganhei da minha mãe e para as torradinhas usei uma louça florida.


A refeição foi feita na nossa mesa da cozinha! Como nossa cozinha é grande, temos uma mesa de jantar de 4 lugares nela! Fazemos todas as refeições lá. Só quando é algo especial, utilizamos a mesa da sala.

Vamos a receitinha?

Ingredientes (5 tijelas)

- 5 batatas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 folhas de couve
- 1/2 linguiça calabresa (a que eu tinha em casa)
- sal
- azeite

Mode de preparo:

Pique o algo e a cebola e coloque na panela junto com um pouco de azeite. Deixe que a cebola fique mais clara.

(Cebola + alho + azeite)

Acrescente água e as batatas cortadas em pedaços. Coloque sal.

(Esperando cozinhar)

Em uma outra panela, ferva a linguiça e depois corte-a em pequenos pedaços.

Quando a batata estiver cozida, tire a penal do fogo e leva para a bancada da pia. Coloque a varinha mágica na panela e faça um creme. Volte com esse creme ao fogo, junte a linguiça calabresa e a couve. Acerte o sal.

(Acrescentando a linguiça)

(E agora a couve)

Deixe ferver e desligue o fogo. Está pronto!

Coloquei o caldo na louça branca e para acompanhar azeite e torradinhas.

(Caldo + torradinhas)

(Torradinhas)

(Caldo verde)

Jantar saboroso e aprovadíssimo!

9 comentários:

Nanda Muniz disse...

olá queridaaa !! estou de volta ao meu blog e é claro que vim dar uma espiadinha por aqui.
Ameeei essa receita super prática. E o capricho com que você torna as coisas normais do dia dia em momentos especiais. Parabéns. Quero muuuito ser assim como vc quando eu tiver a minha casinha tb.

Beijoookas
Fique com Deus

Feito a Mão disse...

Marta, mulher, eu amo caldo verde!
E essa receita ficou muito apetitosa! Vou salvar, comc erteza, com essas chuvas que caem por aqui, um caldinho é sempre bom.
Agora me mata de inveja essa sua mesa de 4 lugares na cozinha, viu?
Minha casa é enorme, mas a cozinha não. Não cabe uma mesa dessas. É que compramos a casa pronta, derrubamos quase a metade numa reforma e algumas partes não puderam ser muito alteradas... meu sonho é uma cozinha com ilha e passa prato. Um dia eu chego lá...
Bjão.

Unknown disse...

Martinha! Amei! Vou fazer! Depois te conto.....rsrsrs
Ah não entendi a parte da varinha mágica?!?!
Beijos

Jussara disse...

OI MARTA,ADOREI SEU CAPRICHO ,É DE DETALHES QUE É FEITO NOSSO DIA A DIA E FAZER ISTO PARA PESSOAS QUE AMAMOS É MELHOR AINDA!!

O CALDO ME PARECEU DELICIOSO!!
ABRAÇOS.

Adriana disse...

Oi, Marta, primeira vez aqui no seu cantinho e quero agradecer pela receita...juro que vou tentar :)
Tô seguindo pra ler aos poucos e ver as novidades.

Também tenho um bloguinho sobre coisas de casa, decoração, artesanato, etc e seria uma honra a sua visita e sua participação.

Beijo
Dri
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com

Maitê disse...

Ai Ai ... só de olhar já fiquei com água na boca ...

Que delícia hein !!!!!!! Hummmmm ...

Beijinhos enormes !!!

Ypsilon Yvone disse...

Marta
Minha boca salivou de ver as fotos.
Também faço meu caldinho verde muito parecido com o seu (na água com as batatas coloco também umas folhas de couve rasgadas para ajudar com a cor e com o sabor).
Amei!
Lindo final de semana
bjus

Katia Bonfadini disse...

Martinha, também amei seu jogo americano verde e eu adoro caldo verde! Minha avó também faz uma receita ótima!!!! Bem suculenta e com bastante tempero!!!!! Suas louças são lindas, adorei!!!!! Bjs!

Kelly disse...

Adoro caldo verde... Vou tentar fazer um dia aqui em casa...

bjo
Kelly
www.temperando.com