03/12/2009

Acupuntura

Comecei a fazer Acupuntura em Abr/2009. Minha avó e sua filha me indicaram o Noriaki. Ambas estavam fazendo tratamento com ele e estava dando super certo.

Bem, como tenho alguns probleminhas com relação ao intestino, que é mega ultra preguiçoso, resolvi começar um tratamento alternativo. Eu vivia a base de remédios e nada resultava. Passava cada sufoco! Viajar era um suplício..rssss

No mesmo dia que comecei a Acupuntura, fiz também uma vitamina indicada por uma amiga minha. Porém, fiz algumas mudanças! Todos os dias pela manhã eu tomo uma vitamina de mamão, leite desnatado, 2 col de copa de aveia, 1 col de sopa de linhaça e um cubinho de gelo de couve! Isso mesmo... bato a couve no liquidificador com 1 copo de água e depois coloco na cumbuca do gelo! Não dá para sentir o gosto na vitamina não!

Foi tiro e queda. O Noriaki e a vitamina dão super certo! Além do tratamento do intestino, ele também ajuda no meu ouvido e na tensão. Na sessão ele faz Acupuntura, Shiatsu e ainda coloca a coluna no lugar! Tudo estala!!!

No meu caso, ele usa as agulhinhas da Acupuntura e um aparelhinho que fica ligado nas agulhas e dá um pequeno choque. Algumas vezes ele queima moxa (uma espécia de erva) ativando o ponto com o calor. Essa técnica é a Moxabustão. Saio de lá cheia de pequenas agulhas espalhadas pelo corpo: orelha, ombros e barriga. Não dói nada e algumas caem sem ver ou sentir!

Vamos saber mais sobre Acupuntura?



O que é?

A Acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Podem ser utilizados nesse processo agulhas, ventosas, massagens e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão).

Para que serve?

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela Acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntira seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

A Acupuntura dói?

Não deve. Eventualmente pode-se acertar um nervo superficial ou um pouco mais sensível da pele, causando dor. Neste caso, o médico corrige a posição da agulha.

Como é uma sessão de Acupuntura?

Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental, quanto na visão própria da Acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. As agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas após 15/20 minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se o paciente não se mover e relaxar. As demais sessões são aproximadamente iguais.

As agulhas podem permanecer na pele após a sessão?

Sim. Em alguns casos deixa-se uma agulha pequena coberta com esparadrapo no período entre uma sessão e outra, para que haja estímulo do ponto durante este tempo. A agulha de demora, como é chamada,  pode ser molhada e recomenda-se que seja tirada ao primeiro sinal de incômodo.

Qual a frequência do tratamento?

Usualmente é uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Se quiserem o contato do Noriaki, passem um e-mail que respondo. Ele fica em Copacabana e Niterói!

2 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Marta, eu sempre quis fazer acunpuntura e seu texto bem explicativo me deu ainda mais vontade de experimentar a técnica!Tenho o problema oposto ao seu: meu intestino não é nada preguiçoso e já passei vários sufocos por causa disso, rsrsrsrs! A vontade vem quando menos eu espero! Será que a acunpuntura pode me ajudar nesse caso também????? Beijos!

Doces Abobrinhas disse...

eu tbem sempre quis fazer, acredito que estou precisando muito!!! ai as agulhas... meu marido fala que n~~ao doi, eu acredito que não, mas tenho pânico de agulhas. preciso superar isso!!

um beijo doce e boa semana Marta!!