18/11/2009

Empadão de Palmito

Visitei o blog da Tetê ontem e me deparei com a receita do Empadão de Palmito. Amo palmito.. se deixar como o vidro inteirinho sozinha. As fotos dela estavam divinas e deu vontade logo de fazer um!!!

Mudei a receita da massa. Peguei a receita da minha mãe.. ela usa para fazer tortas doces e salgadas!

As fotos foram tiradas de celular, mas acho que dá para ter uma idéia!

Massa:

- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 200g de manteiga (manteiga para culinária)
- 1 ovo inteiro
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal

DICA: essa massa serve para fazer tortas doces. Apesas substiuir o sal por 2 colheres de chá de açúcar e pronto!

Recheio:

- 1 vidro grande de palmito
- 3 tomates cortados, sem pele e sementes
- Azeite
- Cebola
- Alho
- 1 colher de chá de farinha de trigo
- 1 tablete de caldo de galinho dissolvido em 1/2 xícara de chá de água quente
- Sal e pimenta a gosto

OBS: coloquei umas 100g de queijo parmesão ralado para dar um gostinho.

Modo de Fazer - Massa:

Junte todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos até a massa ficar lisa e não pegajosa. Caso veja que precise de mais farinha, salpique um pouco mais. A massa tem que desgrudar das mãos.

Enrole a massa em papel filme e leve à geladeira por 30 min.

Modo de Fazer - Recheio:

Leve ao fogo a cebola, o alho e o azeite. Em seguida, acrescente os tomates e o palmito. Por fim, coloque o caldo de galinha (dissolva a farinha de trigo no caldo). Tempere como quiser.
OBS: eu acrescentei 100g de queijo parmesão ralado.
Retire do fogo e deixe esfriar.

Modeo de Fazer - Empadão de Palmito:

Após 30min, retire a massa da geladeira. Divida-a em 2 partes (uma para o fundo da forma e outra para cobrir). Utilze uma forma de aro removível e forre-a com metade da massa.
Preencha com o recheio de plamito, já frio. Cubra com a outra metade da massa.

OBS: para facilitar, abra a massa com um rolo. Se quiser, pincele uma gema para dourar a massa.

Leve ao fogo médio, pré-aquecido, por 30 min.



Espero que tenham gostado. Eu adoro empadões, quiches.. hummmm.. delícia!
Pode ser acompanhado por uma bela salada!

3 comentários:

Dina Ulbrich disse...

Eu tmbm amo quiches e empadões... deliciaaaa...
Ai amiga filhos... eu pulei a parte do planejameto, e graças a Deus é bom dmais =)
Mas Deus vai mandar na hr certa pra vcs... Eu e o marido curtimos por 3 anos a vida a dois, agora qremos curtir a três... e isso pesa muito na decisão de ter um filho... pq a vida a dois fica bem complicada por um certo tmpo.

Obrigada a visita no Colcha, já está participndo da promoção???
Bjs

Katia Bonfadini disse...

A receita parece bem legal, Marta e a cara do empadão ficou ótima!!!!!! Sobre seu comentário no meu blog: acho que dá pra substituir mel por melado ou alguma calda de frutas... você até me deu essa ideia, vou experimentar e te falo! Beijos!

Doces Abobrinhas disse...

bem carioca essa decoracao!!!! bj bj - ro -