16/02/2010

Portugal - Lisboa - Parte I

Lisboa é a capital de Portugal e possui inúmeras atrações turísticas. Fomos do Porto a Lisboa de carro, aproximadamente 3h de viagem. Uma viagem super agradável, pois as estradas são maravilhosas!
Como choveu nos dias que estivemos na cidade! Choveu muito... alíás, choveu bastante a viagem toda!

Antes de chegar a capital, passamos por dois locais: Óbidos e Mafra.

Óbidos fica a 75km de Lisboa e 245km do Porto. O nome Óbidos do termo latino "oppidum", significando cidadela, cidade fortificada. Em 16/02/2007 o castelo da cidade recebeu o diploma de candidata a uma das sete maravilhas de Portugal.

Toda a cidade fica cercada por muralhas e as ruas são estreitas e com casinhas pequeninas e super bem cuidadas.

Na cidade comemos no restaurante Lidador, uma comida super gostosa e um lugar aconchegante e quentinho.

(Ruas de Óbidos)


(Castelo)

Aproveitamos para passar no Convento de Mafra. Já era quase final da tarde e fim das visitas, mas conseguimos entrar. O convento é muito bonito, mas não se pode tirar fotos no seu interior. Era tanto vento e chuva nessa tarde que até o guarda-chuva quebrou!

(Fachada do Convento)

Ao chegarmos em Lisboa, precisávamos encontrar um hotel BBB (bom, bonito e barato). No próximo post, Dicas de Lisboa, falarei sobre ele. Super aconchegante, agrdável, com linda decoração e café da manhã 5 estrelas!

No hotel fechamos um pacote para visitar Sintra, Cascais e Estoril. Saímos pela manhã e só voltamos no final da tarde. O passeio foi ótimo e o tempo ajudou nesse dia. Começamos por Sintra, visitando o Palácio da Pena. Esse palácio se encontra no cume da Serra de Sintra. Por ser alto, o clima nessa região muda drasticamente. Em Lisboa estava sol e quando chegamos ao Palácio chovia e ventava muito!

O Parque e o Palácio da Pena são o expoente máximo, em Portugal, do Romantismo do século XIX. Constituem o mais importante pólo da paisagem cultural de Sintra-Patrimônio Mundial. O Palácio remota a 1839, quando o rei Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha´adquiriu as ruínas do Mosteiro de Nossa Senhora da Pena e inicou a sua adaptação a palacete, segundo a sua apurada sensibilidade de romântico.

O Palácio remete às lendas, fantasias, com caricaturas de diabos, palácios e outros. O Palácio possui jardins magníficos, um exemplo de percurso botânico.

(Trem que leva ao Palácio)

(Jardins)

(Palácio da Pena)

(Palácio da Pena)

Após a visita ao Palácio tivemos um tempo livre, antes do almoço. Aproveitamos para ver as ruas, artesanatos e os famosos doces de Sintra (Travesseiros e Queijadinha). Uma delícia, super leves. Meu marido queria ter comprado alguns para viagem...rsss.

(Travesseiros à esquerda e queijadinha abaixo, à direita)

Saindo de Sintra fomos em direção ao Cabo da Roca, que é o ponto mais alto do continente europeu ou, como disse Camões, o local "Donde a Terra se acaba e o mar começa". Um padrão em pedra com uma lápide assinalam esta particularidade geográfica a todos que visitam o local.

Ele está integrado ao Parque Natural de Sintra Cascais , o qual ingloba uma vasta área de interesse natural. No Cabo da Roca o visitante vai se deparar com uma paisagem espetacular!

(Vista do Farol)


(Cabo da Roca)

(Pasisagem)

(Mais uma bela paisagem)

(Cabo da Roca)

No próximo post falarei mais sobre Lisboa e suas belezas!


Nenhum comentário: