16/02/2010

Portugal - Lisboa - Parte II

Continuando nosso passeio por Lisboa, após ter conhecido o Cabo da Roca, fomos em direção a Cascais.

A primeira visita foi a Boca do Inferno. Em dias de mar mais agitado consegue-se observar o bater das ondas pelas rochas dentro. Uma espécie de caverna que combina sua beleza natural com o mar revolto.

(Boca do Inferno)

(Mar na Boca do Inferno)

No dia seguinte visitamos a cidade de Lisboa e seus monumentos. Passamos o dia todo passeando e correndo atrás do tempo. Como já falei, por ser inverno as coisas fecham às 17/17:30 e por isso é preciso acordar mais cedo e aproveitar o dia!

Começamos o dia pelo Mosteiro dos Jerônimos. Data de 1496 o pedido feito pelo rei D. Manuel I à Santa Sé, no sentido de lhe ser concedida autorização para se erguer um grande mosteiro à entrada de Lisboa perto das margens do Tejo. Em 1501começaram os trabalhos e aproximadamente um século depois as obras estavam concluídas.

D. Manuel I e seus descendentes foram sepultados em túmulos de mármore colocados na capela-mor da Igreja e capelas laterais. Em 1984 a UNESCO declarou-o Patrimônio Cultural de toda a Humanidade.

(Fachada do Mosteiros dos Jerônimos)

(Parte interna)

(Túmulo de Fernando Pessoa)

(Igreja)

A próxima visita foi o Museu dos Coches. Esse museu conserva uma excepcional coleção de viaturas reais do século XVII aos finais do século XVIII. É considera a mais notável coleção do mundo e nos permite conhecer a evolução dos carros na época.

(Exposição)

(Carro do Papa)

Um outro local interessante é o Palácio d´Ajuda. Um local que muitas vezes os turistas não visitam. Ele serviu durante dezena de anos, como residência da Família Real Portuguesa. Em 1826, ele foi usado pela primeira vez como habitação real, instalando-se nele a infanta D. ISabel Maria.

Nele ainda são realizados alguns eventos, como jantares com pessoas do governo. O salão de jantar é magnífico!!!


(Entrada do Palácio)

(Salão para jantares)


A Torre de Belém foi construída para proteger a cidade na época das guerras e revoluções. Ela fica próxima ao Monumento dos Descobrimentos e pode-se subir até o topo para contemplar a bela paisagem.

 
(Torre de Belém)

(Interior)

(Passagens estreitas)

(Visão da Torre)

(Miniatura da Torre de Belém)

O Castelo de São Jorge é um espaço único de cultura e lazer. Nele pode-se disfrutar de uma bela paisagem da cidade de Lisboa, assim como seus jardins (melhor visto no verão) e restaurante. O local é cercado por uma muralha.

(Vista do Castelo)

(Interior)

(Cidade de Lisboa)

(Muralhas)

No fim do dia fomos ao Parque das Nações. Esse parque foi revitalizado na época da EXPO 98 e se tornou um local grandioso, com diversos eventos culturais e gastronômicos. Nosso objetivo era visitar o Oceanário, o maior aquário de Portugal. Visitar o Parque no verão dá ao turista o direito de passear pelas ruas do local, com muitos bares, mesinhas e restaurantes. No inverno é mais complicado de fazer isso, pois o clima não ajuda muito!

O Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o Oceano. Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas visitam o local. O Oceanário pretende sensibilizar os cidadãos para a preservação ambiental.

O local é imenso e super bem cuidado. Há um enorme aguário no centro do Oceanário que pode ser visto em qualquer ponto de seu interior. A diversidade de peixes é enorme. Alguns que nunca pensávamos em existir! Há aqueles enorme e super lentos, aqueles pequeninos e ágeis e aqueles que nem aparecem no aquário, apenas brilham! :)

(Oceanário)

(Entrada)

(Aquário)

(Pinguins)

(Peixe grande)

Bem, me despeço da viagem por Portugal. Nos próximos falarei sobre França e Inglaterra! Até lá!

Um comentário:

Katia Bonfadini disse...

Marta, suas fotos são realmente lindas!!!!! Amei o Parque das Nações!!! O Oceanário é fantástico e achei incrível essa parte mais moderna da cidade. A Torre de Belém é imperdível e o Mosteiro dos Gerônimos tem cada detalhe na fachada de arrepiar!!!! Só não conheci a Boca do Inferno, o visual é demais! Ai, como é bom ver fotos de viagem, parece que fui junto com você! Beijão!